21 outubro, 2013

Maria José Morgado alerta :Grandes empresas também têm de pagar crise, mas o governo não quer saber.


Paulo Morais critica o governo, porque continua a poupar da austeridade os maiores responsáveis pela crise.



A diretora do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa criticou a política fiscal seguida pelo Governo e defendeu que as grandes empresas também têm de começar a pagar a crise.
“Há uma coisa que tem de ser combatida der por onde der: o aumento da carga dos impostos a concentrar-se apenas nas Pequenas e Médias Empresas [PME] e nos trabalhadores por conta própria ou de outrem”, disse Maria José Morgado.
Para Maria José Morgado, há uma “desigualdade tributária, com um aumento da carga fiscal para os mais fracos”.

A directora do DIAP frisou ainda que as actuais leis fiscais são “complicadas e difíceis de dominar para quem quer cumprir e a administração pública “parece enveredar por um caminho de desmantelamento e não de reforma”.
“É a fatura a pagar pelos erros que cometemos”, afirmou a responsável, acrescentando que estamos a caminhar para “um estado mínimo com tributação máxima”.
Maria José Morgado considerou também que o Governo decidiu “à bruta” o que tributar e como por causa da atual crise.
Afirmando que as receitas fiscais deveriam ser aplicadas no financiamento de serviços públicos como a saúde e a educação, a diretora do DIAP questionou se não estarão a servir para “financiar a dívida da dívida e os juros”.
Por fim, deixou algumas sugestões como “aumentar a pressão fiscal nos setores de alto risco”, simplificar as leis e apostar-se numa administração pública de qualidade.
“Uma administração pública inapta representa baixos níveis de eficiência, mais despesa pública, mais corrupção e menos cooperação fiscal”, frisou. fonte (2013)

Em 2010 Paulo Macedo já concordava
"Quem deve pagar mais impostos é quem não paga"
O ex diretor geral dos Impostos Paulo Macedo defendeu o reforço das medidas de combate à fraude e evasão fiscal, considerando que "quem deve pagar mais impostos é quem não paga".
"Penso que é consensual que em Portugal quem deve pagar mais impostos é quem não paga e não necessariamente sobrecarregar mais quem já paga", afirmou hoje o vice presidente do banco BCP(...)
Em declarações aos jornalistas, Paulo Macedo sustentou que "é unânime" a necessidade de combater a fraude e evasão fiscal, realçando que "faz parte do programa do Governo, deste Orçamento do Estado e de todos os PEC dos diferentes países, como da Espanha e da Grécia".
Segundo o antigo diretor geral dos Impostos, "há um conjunto de medidas muito vasto" para combater a economia informal, que acrescentou, "apesar de ter diminuído, ainda representa cerca de 20 por cento" do Produto Interno Bruto (PIB) português.
"Tem que se segmentar o tipo de evasão e fraude para usar os meios adequados porque há do pequeno incumprimento aquele que é mesmo crime", advogou Paulo Macedo, que liderou a equipa dos impostos de maio de 2004 até julho de 2007. (...) fonte

A realidade que nos afunda é esta 
  1. Portugal é o país europeu onde se pagam mais impostos." fonte
  2. Em 2011, 25% da riqueza produzida em Portugal, não pagou impostos. Portugal com 25% de economia paralela, está muito acima da média dos países da OCDE, que é de 16%. fonte
  3. Portugueses trabalham até 4 de Junho só para pagar impostos. fonte
  4. Apesar de não sermos o caso pior da Europa, no entanto esta posição é uma distorção da realidade, pois só não somos os piores porque os mais ricos em Portugal são os que pagam menos impostos, e os mais pobres são os que pagam mais impostos... ao contrário da maioria dos países da Europa. fonte
  5. Mesmo nas medidas de austeridade, os outros países foram mais eficazes e justos. O exemplo de Itália e França- 
  6. Os que fogem ao fisco à descarada e sem que o governo os trave. fonte
  7. Isentar a PT, e outros, de impostos, alguém sabe porquê? fonte
  8. Os pobres são os que pagam mais impostos porque são os ricos que assim o exigem e os governos obedecem. Video
  9. Paulo Morais explica o ridículo das medidas do Governo, para perseguir os mais fracos... fonte
  10. Marinho Pinto explica para quem são feitas as leis fiscais e em que tribunais. fonte
  11. Medina Carreira neste video critica a falta de força politica deste governo, que cria uma ditadura selectiva " Ou governa ou deixa de governar"  fonte

2 comentários :

  1. Olá Zita!

    E quem MANDA no Governo?
    Já viste quem MANDA se auto-sacrificar? Pois...

    Continuemos impávidos e serenes a esperar que passe! Mais dia menos dia morremos e morremos!

    Ninguém quer PERDER NADA de livre vontade para alterar o SISTEMA, e assim vão PERDENDO contra a vontade... É belo por demais.


    Bj

    ResponderEliminar
  2. Ora nem mais, infelizmente!

    ResponderEliminar