Escola de Tomar gasta 20 mil euros em 12 candeeiros, para ajudar os ricos de Portugal?



A Secundária Jâcome Ratton, em Tomar, tem 12 candeeiros do arquitecto Siza Vieira que custam
no mercado mais de 20 mil euros. Foram pagos pela Parque Escolar, custam quase 1.700 euros cada e iluminam a nova sala polivalente.
Ficou bem claro no contrato, qual o amigo que deveria ser bafejado com o beneficio dos impostos dos portugueses, pois o contrato dizia claramente que a iluminação «deve ser do modelo Lorosae da Reggiani ou de qualidade equivalente». Ou seja define especificamente a opção pela iluminação desenhada pelo premiado arquitecto.
E enquanto uns alunos andam a fazer ginástica à chuva, estudam em salas sem janelas e escolas sem WC, há uns senhores que precisam de fazer pela vida e escoar os produtos que fabricam... para fugir da falência! Mas os honestos não tem como fugir, pois estão condenados a competir num país onde a competência, o sucesso, e os tachos são decididos por interesses que se sobrepõem à livre concorrência. 

Mais estranho ainda é que a sala foi feita com material do mais barato, é forrada a madeira de caixote e tem um pavimento de cimento, que são materiais de baixo custo.

Mas tudo tem uma explicação que nos deixa tranquilos e cientes que estes senhores, que abusam dos nossos impostos são muito competentes e poupados.
Calma pois apesar de serem caros, já estavam previsto na obra... Assim ficamos mais descansados!
«São candeeiros relativamente caros, mas estavam previstos no projecto original», contrapõe o engenheiro José Teixeira.
A direcção da escola também desvaloriza o assunto...
Calma... são caros mas quem olha, pensa que são uns quaisquer da IKEA. Ficamos de novo mais descansados.
«São candeeiros simples. à primeira vista ninguém diria que são do Siza Vieira», desabafa o director José Possante. Ou seja o despesismo, claramente danoso e tendencioso foi-nos explicado de forma a que tudo seja claro e justo.
Foram 20 mil euros mas já estava previsto. E????
Foram 20 mil euros mas nem se nota... quem olha. E???
Fonte

VEJA OUTRAS LOUCURAS, DA PARQUE ESCOLAR, PARA ALÉM DOS CANDEEIROS.

13 comentários:

  1. A corrupção neste país, não é privilégio dos sempre poderosos (as 10 famílias que governam economicamente), nem de políticos arrivistas pouco escrupulosos.

    Para que "todos comam" e quase ninguém fale, permitem-se, legal mas imoralmente, patamares inferiores de corrupção.

    Por exemplo: Qualquer gestor de 1º nível do estado - chefe de divisão - pode colocar no caderno de encargos de um concurso que quer determinada marca de um produto ou equivalente.

    Claro que o concorrente pergunta, muitas vezes, o que é que o emissor do concurso considera equivalente... mas a resposta é: "Desconheço".

    Logo, o concorrente, para não ser eliminado, compromete-se a adquirir e colocar a marca indicada.

    Claro que é possível pensar o pior entre o chefe de divisão e essa marca.

    Mas porque é que não se estabelecem limites de valor, máximo e mínimo, para os diversos itens a adquirir em concurso, revistos bianualmente?

    Porque é que não existem limites de valor, por exemplo, para os almoços dos governantes, directores-gerais e outros quando pagos pelo estado?

    Como é que os restaurantes de luxo, 60, 70 ou mais euros por refeição, continuam cheios?

    A pequena corrupção é uma das grandes aliadas do estado a que isto chegou...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BASTAVA O POVO SABER COMO SE VOTA CONTRA OS PARTIDOS CORRUPTOS E PORTUGAL SERIA LIMPO DA CORRUPÇÃO. VOTEM EM PARTIDOS SEM ASSENTO PARLAMENTAR SÓ ISSO TEM VALOR E PUNE OS PARTIDOS CORRUPTOS. Nos paises menos corruptos do mundo a democracia funciona porque as pessoas sabem votar e usam o voto, 90% votam... aqui só temos eleitores ignorantes por isso quem não funciona são os eleitores e não a democracia.
      A abstenção afinal obtém um resultado contrário, ao que pretendem os abstencionistas
      Por isso, o que me chateia na vossa abstenção é a falta de colaboração num trabalho importante. Não é uma questão de direitos ou deveres cívicos em abstracto. O problema é concreto. Temos uma tarefa difícil, da qual depende o nosso futuro, e vocês ficam encostados sem fazer nada.
      Isto tem consequências graves para a democracia. Quando a maioria não quer saber das propostas dos partidos, está-se nas tintas para o desempenho dos candidatos e nem se importa se cumprem os programas ou não, o melhor que os partidos podem fazer para conquistar votos é dar espectáculo. Insultarem-se para aparecerem mais tempo na televisão mentirem para agradar. Vocês dizem que se abstêm porque a política é uma palhaçada mas a política é uma palhaçada porque vocês não votam. Vocês não exercem o vosso dever de votar contra quem faz mal ao país. O vosso de dever e direito de punir os que lesam o país nas urnas.
      A culpa é vossa porque não é preciso muita gente votar em palhaços para os palhaços ganharem. Basta que a maioria não vote.. Basta abanar o pano da cor certa e, se mais ninguém vota, eles ficam na maioria. Mas se vocês colaborassem e se dessem ao trabalho de avaliar as propostas, julgar e punir os partidos que há 40 anos destroem o teu país, se os responsabilizassem pelas promessas que fazem e votassem contra os que mentiram, deixava de haver palhaços, interesseiros e imbecis na política.
      MAIS ARTIGOS SOBRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO CIVICA, NESTE LINK, APRENDA A VIVER EM DEMOCRACIA SE QUER QUE ELA FUNCIONE::.. INFORME-SE VEJA ESTE LINK http://apodrecetuga.blogspot.pt/2015/10/percebam-que-abstencao-afinal-obtem-um.html#.WM_ogfmLTIU

      Eliminar
  2. Nos tempos do Império Português em que a pobreza e miséria eram o estado mais comum desse POVO, devidamente controlado pela religião oficial em que o "respeitinho era muito bonito"... o "favorzinho" e a "esmolinha" eram as formas incentivadas para se resolverem os gritantes problemas das classes desfavorecidas. As classes privilegiadas caracterizadas em geral pela falta de conhecimento e cultura sentiam-se muito acima do POVO como se fizessem parte dum mundo diferente, esta situação nunca os levou a pensar numa NAÇÃO. ESTADO, CIDADANIA, DIREITOS, ÉTICA eram conceitos desprezados que na prática não havia espaço para eles... as classes privilegiadas resolviam os seus assuntos recorrendo ás formas marginais mais diversas em que o vencedor pagava um contributo ao mais poderoso para manter os seus privilégios e o povo ocupava sempre o lugar de "bombo da festa". Por todo este nosso historial o conceito de "corrupção" é uma coisa nova em que é necessário que o POVO interiorize primeiro os conceitos de ESTADO, CIDADANIA, DIREITOS, ÉTICA... para depois compreender melhor o que deverá ser um comportamento digno e então poderá compreender que a corrupção é um crime, hoje utilizado vulgarmente pelos políticos para enriquecimento pessoal devido à continua falta de JUSTIÇA que é claramente controlada por esta classe sem escrúpulos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais... o povo ainda não percebeu o que é corrupção. Creio que essa é a origem de todo o mal.

      Eliminar
    2. Mas não se trata de uma obra de autor? Os candeeiros como objectos de design exclusivo e conceituado têm de um valor comercial compatível, não acham? Quem compra uma marca, sabe que tem de pagar um preço elevado pelo estatuto que a sua posse confere.

      Eliminar
    3. É mesmo assim tobeth!

      Eliminar
    4. Deviam era ter vergonha.. (mas não têem andam gozando com a cara do povo) andam as crianças nas escolas, a esforçar-se e muitas vezes nem tem alimentação completa, falta os nemores recursos, na escola da minha filha até papel higiénico à em falta... mas temos 20mil€ em candeeiros.. de marca... ohh ora bolas tinha me esquecido... peço desculpa... MUITO VERGONHOSO... é só falcatruas neste país... quem compra marca..bla bla... é tdo feito da mesma treta.. obra de arte!! obra de arte faço EU em casa, candeeiros reciclados e muito mais bonitos.. tornem-se utéis.. lutem pelo vosso país e não apoiem estas desigualdes e desperdicios... porque 20mil€ em candeeiros é um desperdicio seja em que país for... quanto mais neste...

      Eliminar
  3. É certo caro Anónimo, mas porque temos de pagar esse luxo?

    ResponderEliminar
  4. O Siza Vieira vale zero como arquitecto, é mais um decorador de interiores com um gosto esquisito e caro. Há uma casa de ferragens no Porto que tem uma parceria com o Siza, Souto Moura, entre outros, em que um puxador "normal" igual a outros custa 20 vezes mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu gosto por arquitetura deve ser muito conservador e por isso contradigo totalmente o seu comentário. Siza Vieira é um arquiteto com um excelente reconhecimento (mais internacional do que nacional) e as suas obras, a meu ver (e não sou arquiteto), são um pilar muito importante na arquitetura portuguesa. Talvez desconheça interessantes projectos de arquitetura que ele fez na Holanda, nomeadamente na cidade de Haia e também noutros países da Europa.
      Quanto à questão dos custos dos candeeiros, estou de acordo que tais não deveriam ter sido feitos em tempos de crise mas não creio que Siza Vieira embora tivesse sido beneficiado com isso, esteja por trás de algum abuso dos dinheiros públicos.Simplesmente vendeu o que lhe pediram e nada mais. Estejamos atentos mas não exageremos!! Como meio de comparação,há também que não esquecer que as obras do pintor holandês Reembrant valem milhões mas não passam somente de alguns gramas de tela e tinta.... tem também um ''espirito'' e esse é que tem valor!!

      Eliminar
  5. E é este Siza tão comuna!

    ResponderEliminar
  6. BASTAVA O POVO SABER COMO SE VOTA CONTRA OS PARTIDOS CORRUPTOS E PORTUGAL SERIA LIMPO DA CORRUPÇÃO. VOTEM EM PARTIDOS SEM ASSENTO PARLAMENTAR SÓ ISSO TEM VALOR E PUNE OS PARTIDOS CORRUPTOS. Nos paises menos corruptos do mundo a democracia funciona porque as pessoas sabem votar e usam o voto, 90% votam... aqui só temos eleitores ignorantes por isso quem não funciona são os eleitores e não a democracia.
    A abstenção afinal obtém um resultado contrário, ao que pretendem os abstencionistas
    Por isso, o que me chateia na vossa abstenção é a falta de colaboração num trabalho importante. Não é uma questão de direitos ou deveres cívicos em abstracto. O problema é concreto. Temos uma tarefa difícil, da qual depende o nosso futuro, e vocês ficam encostados sem fazer nada.
    Isto tem consequências graves para a democracia. Quando a maioria não quer saber das propostas dos partidos, está-se nas tintas para o desempenho dos candidatos e nem se importa se cumprem os programas ou não, o melhor que os partidos podem fazer para conquistar votos é dar espectáculo. Insultarem-se para aparecerem mais tempo na televisão mentirem para agradar. Vocês dizem que se abstêm porque a política é uma palhaçada mas a política é uma palhaçada porque vocês não votam. Vocês não exercem o vosso dever de votar contra quem faz mal ao país. O vosso de dever e direito de punir os que lesam o país nas urnas.
    A culpa é vossa porque não é preciso muita gente votar em palhaços para os palhaços ganharem. Basta que a maioria não vote.. Basta abanar o pano da cor certa e, se mais ninguém vota, eles ficam na maioria. Mas se vocês colaborassem e se dessem ao trabalho de avaliar as propostas, julgar e punir os partidos que há 40 anos destroem o teu país, se os responsabilizassem pelas promessas que fazem e votassem contra os que mentiram, deixava de haver palhaços, interesseiros e imbecis na política.
    MAIS ARTIGOS SOBRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO CIVICA, NESTE LINK, APRENDA A VIVER EM DEMOCRACIA SE QUER QUE ELA FUNCIONE::.. INFORME-SE VEJA ESTE LINK http://apodrecetuga.blogspot.pt/2015/10/percebam-que-abstencao-afinal-obtem-um.html#.WM_ogfmLTIU

    ResponderEliminar
  7. BASTAVA O POVO SABER COMO SE VOTA CONTRA OS PARTIDOS CORRUPTOS E PORTUGAL SERIA LIMPO DA CORRUPÇÃO. VOTEM EM PARTIDOS SEM ASSENTO PARLAMENTAR SÓ ISSO TEM VALOR E PUNE OS PARTIDOS CORRUPTOS. Nos paises menos corruptos do mundo a democracia funciona porque as pessoas sabem votar e usam o voto, 90% votam... aqui só temos eleitores ignorantes por isso quem não funciona são os eleitores e não a democracia.
    A abstenção afinal obtém um resultado contrário, ao que pretendem os abstencionistas
    Por isso, o que me chateia na vossa abstenção é a falta de colaboração num trabalho importante. Não é uma questão de direitos ou deveres cívicos em abstracto. O problema é concreto. Temos uma tarefa difícil, da qual depende o nosso futuro, e vocês ficam encostados sem fazer nada.
    Isto tem consequências graves para a democracia. Quando a maioria não quer saber das propostas dos partidos, está-se nas tintas para o desempenho dos candidatos e nem se importa se cumprem os programas ou não, o melhor que os partidos podem fazer para conquistar votos é dar espectáculo. Insultarem-se para aparecerem mais tempo na televisão mentirem para agradar. Vocês dizem que se abstêm porque a política é uma palhaçada mas a política é uma palhaçada porque vocês não votam. Vocês não exercem o vosso dever de votar contra quem faz mal ao país. O vosso de dever e direito de punir os que lesam o país nas urnas.
    A culpa é vossa porque não é preciso muita gente votar em palhaços para os palhaços ganharem. Basta que a maioria não vote.. Basta abanar o pano da cor certa e, se mais ninguém vota, eles ficam na maioria. Mas se vocês colaborassem e se dessem ao trabalho de avaliar as propostas, julgar e punir os partidos que há 40 anos destroem o teu país, se os responsabilizassem pelas promessas que fazem e votassem contra os que mentiram, deixava de haver palhaços, interesseiros e imbecis na política.
    MAIS ARTIGOS SOBRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO CIVICA, NESTE LINK, APRENDA A VIVER EM DEMOCRACIA SE QUER QUE ELA FUNCIONE::.. INFORME-SE VEJA ESTE LINK http://apodrecetuga.blogspot.pt/2015/10/percebam-que-abstencao-afinal-obtem-um.html#.WM_ogfmLTIU

    ResponderEliminar

Olá caro leitor, obrigada por comentar... sei que apetece insultar os corruptos, mas não é permitido. Já não podemos odiar quem nos apetece... (enfim) Insultem, mas com suavidade.
Incentivos ao ódio, à violência, ao racismo, etc serão apagados, pois o Google não permite.