Gestores de "sucesso" perdem 121 Milhões!

"121 Milhões de euros seria quanto teria poupado o estado se em vez de comprar licenças de software à Microsoft optasse por software livre.
E, segundo a ANSOL, isto é apenas uma gota de água… aparentemente a administração pública compra várias licenças de software por ajuste directo! É sempre a “abrir”…

Alguns exemplos de ajustes directos:
  • 1 # A Direcção-geral de Infra-estruturas e Equipamentos (DGIEE) do Ministério da Administração Interna – 10 milhões de euros para renovação de licenciamento de software Microsoft;
  • 2 # Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos dos Açores – 5 milhões de euros em renovação de Licenciamento Microsoft;
  • 3 # CTT – 5 milhões de euros em licenciamento Microsoft;
  • 4 # Município de Oeiras – 1 milhão de euros em licenciamento Microsoft;
  • 5 # eEscolas e eEscolinhas – mais de 100 milhões de euros em licenciamento Microsoft. fonte
Levando em conta o actual estado de absoluta crise que se vive no país, a ANSOL (e julgo que todos nós), sugere ao governo que acabe com as aquisições desnecessárias ou não fundamentadas de licenças de software, em detrimento da aquisição de Software Livre, salvo a não existência de alternativa.
Anteriormente a ESOP já tinha feito alusão a este desperdício inexplicável de dinheiro público. 

Ou seja, já outros países optaram por software livre (sem marca), para poupar milhões. Portugal, país de ricos, continuamos a ajudar o Bill Gates, que ele precisa, e nós não.  Mais grave ainda, contribuímos para o enriquecimento das multinacionais internacionais (Microsoft) e abandonamos as empresas nacionais, ás inevitáveis falências.
Este é o resultado de escolherem políticos incompetentes, corruptos e fracassados em vez de profissionais que sabem realmente gerir. Com provas dadas de competência e bons resultados. 
Gerir o dinheiro público deveria exigir um bom gestor e pessoas integras e não apenas letrados teóricos sem ética nem vergonha. 
Deveriam ser penalizados os culpados deste tipo de gestão, despedidos, no mínimo, e impedidos de voltar a "trabalhar" no estado a "destruir o erário público".
Mas em Portugal isso não importa, destruir o país não é crime, nem incompetência, nem má gestão, pois eles ficam por lá décadas e décadas a ser promovidos. 
Não importa poupar 80 milhões nem 100, importa é fazer muitos contractos directos, obscuros com "amigos". 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá caro leitor, obrigada por comentar... sei que apetece insultar os corruptos, mas não é permitido. Já não podemos odiar quem nos apetece... (enfim) Insultem, mas com suavidade.
Incentivos ao ódio, à violência, ao racismo, etc serão apagados, pois o Google não permite.