Os casos suspeitos de que Sócrates conseguiu escapar. Quem lhe garantia o escape?

José Sócrates escapou, entre outros, aos seguintes casos e processos:

1*- A. Sovenco, empresa de distribuição de combustíveis na Amadora, em que foi sócio com Armando Vara, Fátima Felgueiras e Virgílio de Sousa. Só gente fina... e sem cadastro
2*- B. Progitap, quando trabalhou nesta empresa dos irmãos Geraldes Pinto, na angariação de clientes (câmaras municipais );.
3*- C. Resin, empresa que ganhou várias concessões de recolha e tratamento de resíduos urbanos, alegadamente mediante as ligações a José Sócrates e Fátima Felgueiras;
4*- D. Cova da Beira, de aquisição de um terreno polémico para um aterro sanitário, e projecto e selecção de construtoras pelo seu grande amigo António José Morais, a Conegil do seu amigo Santos Silva ganhou o concurso; negócios de 13 milhões com estranhos contornos, mas o processo ficou a meio.
5*- E. Siresp, do seu amigo Horácio Luís de Carvalho (HLC), num contrato polémico, renegociado pelo seu governo, de 485 milhões de euros (e que alegadamente deveria ter custado um quinto desse valor) para o sistema de comunicações das forças de segurança. E é ainda um sistema que não funciona.

6*- F. Licenciatura em Engenharia Civil na Universidade Independente: releia-se o despacho das procuradoras Cândida Almeida e Carla Dias, de arquivamento do inquérito por queixa do advogado José Maria Martins sobre alegada utilização de documento falso, o certificado de licenciatura da Universidade Independente, datado de Agosto de 1996, com timbre com indicativo telefónico « 21 » e código postal com sete dígitos que só vieram a ser criados cerca de dois anos depois; e o rápido despacho de arquivamento, da coordenadora da então coordenadora do DCIAP Cândida Almeida e da procuradora Carla Dias, datado de Abril de 2012, sobre a participação criminal do advogado Alexandre Lafayette, em 20 de Março de 2012, estando no tribunal administrativo de Lisboa em análise a eventual declaração de nulidade da sua licenciatura, com base em queixa do ex-vice-reitor Rui Verde, em 29-4-2013. Processo foi arquivado porque alguém se esqueceu de pagar uma taxa de 2 euros. (Neste video ao minuto 4)

7*- G. Freeport, apesar de denunciado, por alegadamente ter recebido 2,5 milhões de euros para licenciamento de um centro comercial, não chegou sequer a ser constituído arguido, apesar dos indícios e evidências que se podem ler no acórdão de 20-7-2012 e certidão extraída, do Tribunal do Montijo do Círculo do Barreiro, presidido pelo desassombrado juiz Afonso Andrade.

8*- H. Face Oculta, onde chegou a ser suspeito por ter ordenado a compra à PT, de Zeinal Bava, dos meios de comunicação nacional que não controlava - TVI, Correio da Manhã e Público.

9*- I. Taguspark: alegado pagamento de 750 mil euros ao ex-jogador Luís Figo para o apoio deste à campanha eleitoral de José Sócrates nas legislativas de 2009.
10*- O caso das contas milionárias da família.
Pode ver-se uma súmula breve de alguns destes casos feita no Expresso"As sombras de Sócrates"

Os motivos da prisão de Sócrates conhecidos são vários:
O alegado negócio de venda a si próprio, através do seu amigo Carlos Santos Silva ( colocado no Grupo Lena ), da casa onde morava sua mãe, na esquina da Rua Brancamp com a rua Castilho, em Lisboa, para justificar a sua fortuna com a herança ( que era relativamente modesta) da sua mãe, que terá dado origem ao processo, após «comunicação bancária » (CGD).
O financiamento do seu luxuoso apartamento com « 250 metros quadrados (...) à beira do rio Sena», em Paris ( que foi comprado por 2,8 milhões de euros e já está à venda por quatro milhões ), onde até constou que tinha mordomo, mas « por muitas outras coisas », presume-se mais ainda do que o Correio da Manhã e o Sol (e no passado «O Crime», de José Leite) têm profusamente listado.

Sócrates chorava e implorava para não o denunciarem na imprensa



A aprovação, no Orçamento de Estado para 2010, do Regime Excepcional de Regularização Tributária (RERT II) de exoneração de obrigações tributárias mediante o pagamento de 5% ( em vez dos quase 40% que teriam de ser aplicados no imposto sobre rendimento de milhões ) de que, alegadamente, beneficiou ele mesmo (tal como havia feito em 2005), através da vinda a Portugal, nesse ano, para serem benzidos, 20 milhões de euros, depositados no banco suíço UBS, alegadamente obtidos em luvas de negócios corruptos de Estado.
As alegadas « facturas forjadas » para justificar transferências de dinheiro, num alegado esquema complicado de lavagem de dinheiro que, alegadamente, envolve o administrador da Octapharma Portugal, Joaquim Paulo Lalanda de Castro, para a qual Sócrates trabalharia como Presidente do Conselho Consultivo para a América Latina ( um título pomposo e vazio, à medida de Sócrates...), mais o seu testa de ferro Santos Silva e o seu advogado Gonçalo Ferreira, que alegadamente lhe levantam e entregam todos os meses 10 mil euros em numerário, além de Santos Silva transferir mensalmente 12 mil euros da sua / dele conta para offshore inglesa em nome de Paulo Castro (para pagar a avença da Octapharma a Sócrates, que seria simulada para fisco ver ?). Porque um dos problemas de Sócrates era justificar o dinheiro desbaratado numa vida faustosa, como Felícia Cabrita conta no, « entre viagens de férias, velhos vícios e a renda do andar em Paris », sendo que este utilizaria preferencialmente « no dia-a-dia dinheiro vivo ».

O financiamento do mestrado em Ciência Política, na Sciences-Po, na investigação do qual terá colaborado o fisco francês.
A alegada participação do motorista de Sócrates no esquema de fornecimento de dinheiro vivo ao ex-primeiro-ministro, João Perna, « Motorista caçado com malas de dinheiro » e no Público, também titula « Motorista de Sócrates ia de carro levar o dinheiro a Paris », o que fazia periodicamente. O motorista parece ter funcionado como « correio do dinheiro » para Sócrates, que não arriscava o transporte de grandes somas. A equipa de investigação liderada por Rosário Teixeira, e com supervisão do juiz de instrução Carlos Alexandre, usou o método utilizado pela CIA para apanhar Osama bin Laden: vigiar o correio e seguir os seus movimentos.

O CM, de 24-11-2014, titula ainda « Apanhado nas escutas do "Labirinto"», referindo-se à operação do DCIAP/TCIC sobre a venda ilegal de vistos dourados. « O sistemalabiríntico », uma matéria que o jornalista José António Cerejo explorou no Público, de 23-11-2014, p. 12, «Arguido dos vistos dourados está ligado á multinacional em que Sócrates trabalha».
Além destes factos, a curiosidade demonstradora da sua personalidade, de, alegadamente, segundo o Sol, de 22-11-2014, ter comprado trinta mil exemplares do próprio livro que publicou « A confiança no mundo », de forma a fazer subir o livro no ranking de vendas nacional.

O inquérito e a detenção do ex-primeiro-ministro foram possíveis porque perdeu a protecção dos aparelhos de poder: procuradoria, Governo e Presidente da República. Porque os serviços de informação não tiveram força suficiente para o defender e falharam a manobra concertada dos socialistas e dos mendistas para destituir Passos Coelho.
Porque o DCIAP de Amadeu Guerra não é o mesmo que o de Cândida Almeida, tal como Joana Marques Vidal não é Fernando Pinto Monteiro. Ainda que Sócrates pareça ter tido informação interna das diligências da investigação, que o terá eventualmente levado a uma alegada manobra de ilusão, após ter feito o check-in em Paris, estando a equipa de detenção à sua espera no aeroporto de Lisboa e com o seu advogado logo no dia seguinte a manifestar a disponibilidade para Sócrates prestar esclarecimentos ao DCIAP ( CM, 22-11-2014 ) - é a essa fuga de informação que tem de se dar prioridade em inquérito na Procuradoria... De outro modo, os corajosos magistrados do Ministério Público, com Rosário Teixeira à cabeça, e o destemido juiz Carlos Alexandre, sofreriam uma «canelada» ( como pretendia Ferro Rodrigues sobre o processo Casa Pia, em 2003 ) e seriam afastados indirectamente do caso.

A solidez dos factos enunciados e a impopularidade da fortuna de José Sócrates levaram ao seu isolamento político mesmo no Partido Socialista e na Maçonaria. António Costa foi cauteloso, como não foi em 2003, no caso Casa Pia quando interferia no processo, nomeadamente em 21-3-2003: «Pá, talvez o teu irmão seja altura de procurar o Guerra ».
O PS parece não querer arriscar outra campanha rosa-choque contra a justiça. Na verdade, a detenção de Sócrates dá jeito a António Costa, um general que tem acesso a dinheiro ( por isso, não abandona a câmara municipal de Lisboa ), mas não tem tropas: dependia de Sócrates e continua a depender dos ferrosos. Uns e outros é que lhe arranjaram os sindicatos de voto que lhe permitiu ganhar a António José Seguro. O ex-líder socialista, Seguro, aliás, devia agora falar da corrupção que soube, da espionagem e pressão de que foi alvo e dos sindicatos de voto que o derrotaram, para percebermos como foi tramado.

Sic transit gloria mundi: os mesmos que o carregavam na sedia gestatoria de papa do sistema são aqueles que agora juram que sempre o criticaram e recomendam severidade no castigo. Ou, estando mais comprometidos, calam-se e escondem-se: surpreende como o seu amigo Daniel Proença de Carvalho o despreza e Sócrates tem de recorrer a João Araújo para o defender. Porém, está Paula Lourenço, natural da Covilhã e alegada amiga de Sócrates, que foi chamada a defender Charles Smith ( o do que foi apanhado num video, no caso Freeport, a afirmar que Sócrates «is corrupt» e que lhe fazia chegar «brown envelopes» com três e quatro mil euros, por causa do licenciamento do centro comercial ) e que os média noticiaram que defende, pelo menos, dois dos outros três arguidos. Como já foram ouvidos, os outros três arguidos ( o testa de ferro Carlos Santos Silva, o seu advogado Gonçalo Ferreira e o motorista João Perna ), e Sócrates é o único a ser ouvido na manhã de 24-11-2014, parece ter havido a necessidade urgente de esquecer as aparências ( salvo no sorriso ostensivamente encenado de Sócrates na saída do TCIC e entrada nos calabouços da PSP...), parar com a diversão de João Araújo ( que estava a correr mal, segundo se viu das reacções aos média...), centralizar a defesa e destapar a artilharia.

Factos, factos, factos!
Em contraste com a maioria daqueles que obtém ilegalmente grandes fundos e que, pelo menos em Portugal, procuram não exceder um nível de vida que os rendimentos declarados permitem, e de políticos que se conformam com o poder, que tudo permite, Sócrates não abdica do dinheiro e do fausto que os milhões alegadamente arrecadados lhe permitem, seja em restaurantes e hotéis de nomeada, seja nos « velhos vícios » ( que Felícia Cabrita refere no Sol, de 22-11-2014 ).

Em contraste com os 2,25 milhões, segundo o Público, de 23-11-2014, que constituiriam os rendimentos obtidos entre 1987, quando chegou a Lisboa como deputado, depois de trabalhar como engenheiro técnico na Covilhã, e 2014, Sócrates teria um património de 23,2 milhões de euros ( incluindo os 20 milhões que o jornal diz estarem na Suíça, na conta do amigo, e a casa de Paris ). Segundo Felícia Cabrita, em notícia do Sol, de 22-11-2014, dos 20 milhões de euros do dinheiro de Sócrates, « com o resgate do BES e a passagem para o Novo Banco, metade da fortuna já foi transferida para outra instituição bancária ». E se assim foi, como se diz, arriscaria José Sócrates ( o alegado dono do dinheiro da conta de Carlos Manuel Santos Silva, um ex-falido construtor civil da Covilhã, um « bom rapaz », ou outra pessoa, manter todo o seu dinheiro em Portugal, à mercê das autoridades? Ainda em cima, nesta hipótese imprudente, manteria a sua alegada fortuna no BES, um banco cuja circunstância precária tinha obrigação de conhecer ? Não serão os alegados 20 milhões de euros apenas o pocket money para Sócrates viver dos juros em Portugal, mantendo-se o grosso da fortuna em paraísos fiscais mais seguros do que a nova Suíça ?

Não conhecendo senão o que vem nos jornais, e portanto sem saber o que foi investigado e conseguido, referir alguns factos para investigação sobre José Sócrates:
Apurar a aquisição das valiosas obras de arte que José Sócrates possui. Se for provada a origem ilegal dos fundos e do património, apreender a sua colecção de arte, com urgência.
Apurar a sua intervenção nos casos da venda da Vivo e de compra da Oi, no Brasil. O saldo na venda da participação da PT de 30% da Vivo, entre o veto de Sócrates ao negócio, usando a golden share do Estado, em 30 de Junho de 2010, e a sua permissão, 28 dias depois, é de 350 milhões de euros (7.500.000.000 - 7.150.000.000 = 350.000.000). Também a compra da Vivo suscitou dúvidas em Portugal e no Brasil.
Apurar a sua intervenção na centena de parcerias público-privadas, além dos negócios feitos com o grupo Lena em Portugal e no estrangeiro (Venezuela).
Apurar o papel de Sócrates, se existiu, na tomada do BCP pelos seus amigos, nomeadamente Armando Vara, com a concessão pela Caixa Geral de Depósitos a Joe Berardo de 500 milhões para aquisição de acções do banco ( decidida por administradores da Caixa que meses depois transitaram para... a administração do BCP ).
Apurar o relacionamento de José Sócrates com o grupo Espírito Santo, referido, pelo CM, de 21-10-2012, nomeadamente Ricardo Salgado, atendendo a uma conversa do ex-primeiro-ministro com José Maria Ricciardi do grupo BES, numa conversa em que se tratam por tu (!), Sócrates lhe diz que não consegue falar com Ricardo (Salgado) e lhe pede que « não se esquecessem do amigo que está em Paris ».
Apurar a sua intervenção, se houve, na alteração do Regulamento do Parque Natural da Arrábida que determinou a modificação do regime de exploração das pedreiras de cimento da Secil no Outão, em 23-8-2005.
Apurar a utilização dos cartões de pagamento do Tesouro ( Visa IGCP Carge Card ), não apenas os usados pelo chefe de gabinete e pelo assessor administrativo de Sócrates, mas também pelos ministros, secretários de Estado e membros dos seus gabinetes, dos seus governos, com plafonds muito elevados, um processo por queixa da Associação Sindical de Juízes Portugueses, liderada pelo juiz António Martins, em Fevereiro/Março de 2012, que aparentava estar parado no DIAP e que só em Junho de 2014 foi noticiado algum avanço.
Apurar a sua intervenção, se alguma, na venda de títulos de dívida pública pelo IGCP ( de Alberto Soares ), na época de subida da taxa de juro portuguesa, que culminou no pedido de resgate financeiro do País à União Europeia e FMI, feito por José Sócrates em 6-4-2011.
Apurar a regularidade da sua inscrição no mestrado em Ciência Política na Sciences-Po, e a validade do título se vier a ser decretada a nulidade da sua licenciatura, e como foi elaborado o seu mémoire, escrito em francês (!) ou em português com tradução para francês, e se contou com a ajuda de alguns nègres conhecidos, ou não.
Apurar o seu controlo, a sua tutela e a sua orientação, dos serviços de informação do Estado que procederam a acções claramente ilegais de perseguição de cidadãos inocentes durante os seus anos de poder e que continuaram, aliás, depois disso, através das suas toupeiras rosa e seus aliados salmão.

Nestes factos, como no caso em inquérito e noutros, importa apurar a verdade. Se Sócrates nada fez, melhor para ele; se infringiu a lei, que cumpra o que for determinado. Não se trata de vingança - a qual não pratico, nem aceito. Trata-se de justiça e de sanção pedagógica para a limpeza do Estado. Justifica-se que fique em prisão preventiva, tendo em conta a gravidade dos factos e, para lá do alarme social de que os média nacionais e internacionais dão conta, a forma como se moveu relativamente à investigação.

A guerra patriótica de limpeza do Estado não termina com esta batalha de nove anos e meio, nem com o vazio da vitória. Continua. Porque corrupção de Estado há muita: não tem apenas a anterior tonalidade rosa-choque nem a futura rosa-salmão, mas todas as cores do espectro do abuso, compreendendo também o laranja escura e o azul celeste e o vermelho. Este desfecho de uma etapa, não pode iludir os portugueses de que o problema da corrupção de Estado fica resolvido. A democracia representativa está no estertor em Portugal, Espanha, França e um pouco por todo o Ocidente e verifica-se a oportunidade de uma democracia directa, com eleições primárias nos partidos para todos os candidatos a cargos electivos no Estado ( deputados, presidentes de câmara municipal, etc. ) maior responsabilização dos políticos e referendos mais frequentes. Mas nem a democracia directa, por si só, sem vigilância, eliminará o mal. Mais, se falharmos a reforma da democracia, podemos ser vencidos pela emergência do autoritarismo. Por um Portugal livre, digno e justo.
Resta ao Sócrates insistir para ver se alguém o atende...
Alô, Noronha do Nascimento ?
Alô, Pinto Monteiro ?
Alô, Manuel Pinho ?
Alô, Cândida de Almeida ?
Alô, Júlio Pereira ?
Alô, Almeida Ribeiro ?
Alô querido Dr. Daniel Proença ?
Porra, que ninguém atende !
Esta Compilação é da autoria do blog do link.

LISTA DE VIDEOS QUE EXPÕEM MAIS CASOS SUSPEITOS DE SÓCRATES
Veja um por dia, nem sabe o bem que nos fazia :)


Sócrates mente a Portugal inteiro, para avançar barragens ruinosas?


Sócrates vende hospitais e património nacional, para esconder défice. Engenheiro financeiro.

Sócrates investigado pela UE, por favorecer EDP e lesar o país.


Mexia, o milionário malabarista do loby EDP, sai caro.

Incrível! Grande máfia dos governos rouba património nacional e o país. 
Sócrates utilizava o tio nas suas actividades mafiosas. Este video confirma-o 


AS MENTIRAS DE SÓCRATES NA PARQUE ESCOLAR



SIRESP: 485 milhões em PPP de Costa e Sócrates, 6 vezes mais cara do que devia.


BARRAGENS - 16 mil milhões para produzir zero energia??


Maçonaria comanda o PS. Henrique Neto explica como.


As mentiras e gafes de Sócrates, apanham-se mais depressa que um coxo.


CORRUPÇÃO: Quer ganhar 10 milhões em minutos? Veja aqui como.



Não há corrupção em Portugal? Ou não há justiça? A grande protectora de Sócrates


Banco de Portugal, desmascarado, fracassou nos crimes no BPN?


Ministra das Finanças o BPN e a "Girl" do PS



PERIGO nas escolas, corrupção coloca crianças em perigo de vida.


Portugal é um farwest, comentado pelos fora da lei (comentadores políticos)?


Contratos criminosos, que governos assinaram contra Portugal.


Políticos empresários, um negócio que todos pagamos? Ensino privado.

Barragens, Paga e cala o loby da EDP


Compilação dos crimes das PPP e da impunidade descarada.

Sócrates "mentiroso, incompetente e perigoso para o país."

PS e PSD, unidos pelas Swap, pelo BPN, PPP´s etc

Sócrates rebentou com Portugal, a mando do seu mentor.

Sócrates e o caso do Inglês técnico. Sempre em sarilhos?

Politicos só dizem a verdade, por acidente. Gafes hilariantes


Sócrates intimida quem o investiga.


Soares ameaçador à saída da cadeia de Sócrates .

600 milhões por PPP que não funciona? Sócrates, Costa, Santana e o SIRESP

PPP incluem rendas para partidos? (Ventura Leite ex deputado PS)

A prisão de Sócrates, por Paulo M. e Marinho Pinto


As mentiras dos políticos impunes, imorais e irresponsáveis.

Respostas de Sócrates, da prisão de Évora para a TVI

Escutas “Tou-me cagando para o segredo de Justiça” Casa Pia

Sócrates escondeu anexos ao TC, lesando o país em milhões de euros

5 pecados das PPP, crimes à descarada, milhões à desgarrada

Sócrates campeão do mundo das PPP, empenhou o país

Sócrates ou é alucinado ou corrupto, e protector da máfia BPN.



4 comentários:

  1. Nem de encomenda, notícia fresquinha:
    http://expresso.sapo.pt/caso-socrates-administrador-do-grupo-lena-detido=f921245

    ResponderEliminar
  2. Nem de proposito os srs deputados? ou agentes da censura infiltrados respondem a pergunta de quem lhes tapou a patifarias:Estão tão habituados a que os pseudo jornalistas façam orelhas moucas as trafulhices que agora queriam regular o que os jornalista podem escrever, cortando antes de publicado o que não interesse.
    Foram estes pseudojornalistas , junto com o amigo Procurador, director do DCiap e STJ que ajudaram a engrominar o povo e de tal maneira que ainda muitos acham que há uma cabala.
    E bem que tenho que pedir desculpa a Manuela Moura Guedes, Felicia Cabrita e outros valorosos jornalistas que contra toda a seita montada lutaram sozinhos pela denuncia da corrupção que sabiam estar lá.

    ResponderEliminar
  3. DESSES TEMPOS NÃO ESQUEÇO
    DA PORRADA E DO CANIL
    ACHO QUE ENLOUQUEÇO
    SE NÃO FESTEJAR ABRIL

    HÁ QUEM O QUEIRA ESQUECER
    COM POLITICAS DE DIREITA
    ELES TÊM QUE PERCEBER
    QUE O POVO OS ENJEITA

    SE ESTA SEITA CONTINUAR
    O PAÍS VAI EMPOBRECER
    O POVO VAI SE JUNTAR
    ENTÃO É VELOS CORRER

    AO FAZER ESTAS QUADRAS
    SINTO UMA GRANDE ALEGRIA
    SÓ DE PENSAR QUE OS CAMARADAS
    IMPLANTARAM A DEMOCRACIA

    AGORA VOU TERMINAR
    DEPOIS VOU AO BARRIL
    COM UM COPO VOU FESTEJAR
    MAIS UM 25 DE ABRIL

    POR
    um poeta desconhecido

    ResponderEliminar
  4. Atenção ao caso Siresp o António Costa também está metido e vigiem a sua ligação com a Siemens, entre tantas outras ...
    O Medina será que vai continuar a destruição da CML conforme programado pelos patrões do mundo das corporações?

    ResponderEliminar

Olá caro leitor, obrigada por comentar... sei que apetece insultar os corruptos, mas não é permitido. Já não podemos odiar quem nos apetece... (enfim) Insultem, mas com suavidade.
Incentivos ao ódio, à violência, ao racismo, etc serão apagados, pois o Google não permite.