NOMEAÇÃO DE JOÃO CATARINO, MAIS UM DO BPN PARA O GOVERNO, SEM PASSAR PELA PRISÃO?



"O Professor do ISCSP, João Catarino tomou hoje posse como membro da Comissão de Reforma do IRS, tendo sido convidado para o efeito pela Ministra das Finanças em reconhecimento da sua elevada competência nesta matéria." FONTE

Governo nomeia mais um, cujo currículo, poderia ser confundido facilmente com um cadastro, se vivêssemos num país decente, onde os portugueses fizessem sentir vergonha, aos desavergonhados.
Para fazer a reforma do IRS, não havia melhor, que grande pinta.
"O que interessa agora recuperar o caso dos perdões fiscais milionários concedidos por Oliveira Costa durante a primeira maioria absoluta de Cavaco Silva, há 25 anos?
É simples: acabam de regressar das brumas do tempo com a nomeação de João Catarino, braço-direito de Oliveira Costa na Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais em 1989 para a comissão que vai reformar o IRS.

João Catarino, então um jovem adjunto daquele que viria a ser anos depois o todo-poderoso patrão do BPN, deu o parecer decisivo para que Oliveira Costa concedesse um polémico perdão fiscal (juros e multas) à cerâmica Campos, indiciada na investigação da PJ de Aveiro ao contrabando de tabaco, que hoje seria na ordem dos 2,5 milhões de euros. Este caso originou uma comissão de inquérito parlamentar dirigida por Rui Machete, que obviamente ilibou Oliveira Costa para gáudio desse PSD cavaquista à beira de uma segunda maioria absoluta. O inquérito, porém, teve a enorme utilidade de nos mostrar como foi possível entregar a uma única pessoa por via legal o poder discricionário de negociar directamente centenas de milhões de euros em dívidas fiscais.

O enquadramento é simples. Entramos na União Europeia em 1986 e os governos do PSD têm de adaptar o regime fiscal às exigências comunitárias. O caos dominava na máquina fiscal. A Inspecção-Geral de Finanças assinalava 3 milhões de processos à beira da prescrição e 264 milhões de contos (mais de 1,2 mil milhões de euros) por cobrar.
Primeiro houve uma amnistia em 1986. Depois, já em 1988, houve uma nova lei a que chamaram de “tréguas fiscais”. Por fim, Oliveira Costa e a sua equipa ficaram com o poder de despachar no remanso e sigilo do gabinete as centenas de processos dos maiores devedores. À sombra do financiamento das campanhas eleitorais e do PSD – cujo aparelho, liderado por Dias Loureiro, fez campanhas e comprou uma sede nacional nova –, o dinheiro rodou sem controlo e não foi todo
para essa fase de extravagante financiamento partidário.

João Catarino pode ser apenas um jovem adjunto, que se limita a sobreviver nesse temporal que Oliveira Costa criou, mas ficou inexoravelmente ligado a esses tempos negros em que o Fisco foi transformado em poderosa arma para prejudicar inimigos e ajudar amigos. Em que o Fisco foi dominado por uma lógica de delinquência política e abriu caminho, através do favor e do amiguismo partidário, às origens remotas do BPN. Como é habitual cá no burgo, ninguém foi punido e essa equipa de burocratas sem rosto sobreviveu até hoje no exercício de cargos de poder. Invisíveis e cada vez mais peritos na arte de conformar a lei aos desígnios insondáveis de interesses particulares." Eduardo Dâmaso 

O BPN FOI O FUNDO ONDE POLÍTICOS SE SERVIRAM DOS MILHÕES QUE LHES APETECEU E FOI A ACADEMIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SAQUE?

PASSOS COELHO NOMEOU:
- O MACHETE, GRANDE CHEFE DA MÁFIA BPN, PARA MINISTRO DA DEFESA.
- NOMEOU MARIA ALBUQUERQUE, A TAL QUE DECIDIU, QUAL A PARTE DO BPN QUE FICAVA PARA O POVO PAGAR, OU SEJA TUDO, E MAIS UNS TROCOS. A MISS SWAPGATE QUE JÁ VEM DO GOVERNO SÓCRATES.
- PROMOVEU O PORTAS DOS SUBMARINOS E DOS PANDUR.
- NOMEOU TAMBÉM O PAIS JORGE, DAS PPP, DAS SWAP E DAS SCUTS.
- NOMEOU O FRANQUELIN, OUTRO DA FAMÍLIA BPN.
- EM MARÇO DE 2014 NOMEIA MAIS UM DA FAMÍLIA BPN, JOÃO CATARINO. BRAÇO DIREITO DE OLIVEIRA E COSTA NO BPN E ENVOLVIDO EM MAIS CASOS SUSPEITOS DE OLIVEIRA COSTA.
- E AINDA HÁ MAIS DOIS NOMEADOS PARA O GOVERNO, DA GRANDE FAMÍLIA BPN, QUE POUCOS CONHECEM. UM FOI PAULO MACEDO QUE O NOMEOU, PARA ESTUDAR OS CORTES DO SNS.
O OUTRO ERA APENAS UM JOTINHA... VEJA EM BAIXO AS TRISTES HISTÓRIAS.
 ARTIGO COMPLETO
  1. Um governo onde a malta do BPN encontra abrigo?
  2. Nomeação para o novo banco de fomento, de mais um ex-BPN?
  3. A maçonaria também valoriza a malta do BPN/SLN
  4. Malta da SLN mantém negócios com o estado no valor de 50 milhões?
  5. O oceano infinito de crimes e criminosos, do BPN.
  6. Rui Machete também ex BPN, que ensina como se faz
  7. Rui Machete a defender o interesse dos políticos?


5 comentários:

  1. Há tentação que conduz a corrupção e ao roubo...

    ResponderEliminar
  2. Lá vou ser aumentada no IR$ devem ser estes os aumentos a partir de 2015. será que vão com o dinheiro dos impostos fazer um parlamento no porto e os deputados 1 x por mês vão parlamentar pró norte até estou admirada de não fazerem cá isso. se os gajos do FMI não pagam impostos porque cá os politicos pagam afinal são todos tão bons técnicos "especiais e escolhidos a dedo" deviam ser perdoados nos impostos viva a €uropa e os politico$ portugue$e$

    ResponderEliminar
  3. O Toni Borges já foi fazer tijolo quando é que o predio estará pronto?

    ResponderEliminar
  4. Isto acontece porque o estado português é uma entidade criminosa em que nenhum cidadão deve confiar.

    Não interessa se é ps ou psd, eles andam lá todos na mesma, não saem de lá, passam a vida na mudança de cadeiras, porque não sabem fazer mais nada na vida do que serem parasitas.

    É ou não é verdade?

    ResponderEliminar
  5. Se o estado português não acaba com a debandanda desenfreda que os corruptos fazem aos dinheiros publico e tendo em conta o tempo que isso decorre, assim como a acção adormecida da própria justiça, só posso chegar a uma conclusão.

    O ESTADO PORTUGUES É UMA ENTIDADE CRIMINOSA.

    O ESTADO PORTUGUÊS É INIMIGO DOS CIDADÃOS.

    O ESTADO PORTUGUÊS FAZ PARECER UMA COISA QUE NÃO É, PORTANTO UMA ENTIDADE CORRUPTA E VIGARISTA.

    O ESTADO PORTUGUES DEVE PORTANTO A SER UM ALVO A ABATER POR PARTE DE TODOS OS CIDADOS, FACILMENTE SE PENSAREM UM BOCADO SABERÃO COMO ACABAR COM UM ESTADO CORRUPTO.

    NAO O ALIMENTANDO!

    OS CORRUPTOS SAO O ESTADO PORTUGUES E O ESTADO PORTUGUÊS ESTÁ CHEIO DE CORRUPTOS E PARASITAS, LOGO O ESTADO PORTUGUES É UMA ENTIDADE CRIMINOSA.

    TUDO O QUE É ESTATAL É CRIMINOSO E CORRUPTO, ABUSAM DO DINHEIRO E DA BOA FÉ DOS CIDADÃOS

    ESTÁ NAS MAOS DOS CIDADAOS ACABAR COM ISTO.

    ResponderEliminar

Olá caro leitor, obrigada por comentar... sei que apetece insultar os corruptos, mas não é permitido. Já não podemos odiar quem nos apetece... (enfim) Insultem, mas com suavidade.
Incentivos ao ódio, à violência, ao racismo, etc serão apagados, pois o Google não permite.